sábado, novembro 24, 2012

CUSCUZ PAULISTA

Meus cristais! meu cuscuz paulista não esta muito lindo na imagem, também né! tirei com celular, por isso ficou com a imagem ruim. Mais no sabor ficou divino!
Eu fiz assim:

Ingredientes:


3 x. de floção de milho
2 tabletes de caldo de galinha knorr (dissolvidos em 500 ml. de água quente)
½ x. de azeite extravirgem de boa qualidade 9para rechear e untar a forma)
½ lata de milho verde
4 dentes de alho
1 cebola branca pequena, picadinha ou ralada
2 latas de sardinha
1 sachê de molho de tomate Marinara da QUERO
2 tomates picados sem sementes e sem pele
200 gr. De palmito picado (opcional)
½ pimentão de cada cor (vermelho, verde e amarelo) picadinhos
½ x. de ervilha fresca (porque é mais durinha e verdinha, bem melhor que a conserva)
½ x. de azeitonas verdes em rodelas
½ x. de azeitonas pretas em rodelas
3 latas de sardinha em conserva (sem espinha). Ensinei AQUI como fazer sardinha em conserva. Deixe algumas sardinhas inteiras para decorar a forma.
3 ovos cozidos cortados em rodelas (para enfeitar)
Cheiro verde picado á gosto

 Como eu fiz:

1º passo:
Pegue uma forma de buraco ou qualquer outra de sua preferência (eu acho a de buraco melhor para enfeitar e na hora de cortar também). Lambuze-a bastante com azeite extravirgem, depois vá enfeitando, o fundo da forma, com rodelas de tomate, sardinhas inteiras, azeitonas, etc. o enfeite fica a seu gosto. Reserve.
2º passo:
Coloque o flocão em uma vasilha e com as mãos vá umedecendo com o caldo knorr já dissolvido na água quente, vá soltando o flocão, envolvendo-o na mão molhada, até terminar o caldo. Quando a farinha estiver toda umedecida. Reserve.
3º passo:
Refolgue em 4 colheres de azeite, a cebola e o alho amassadinhos, depois de refolgado vá acrescentando o tomate, o molho de tomate e o restante do caldo knorr, deixe engrossar um pouco. Depois disso, vá acrescentando o milho, palmito, sardinhas, ervilha, azeitonas, pimentões. Terminando coloque o flocão (umedecido e reservado, lembram?) aos poucos, misturando, com delicadeza, até soltar do fundo da panela. Ainda quente coloque, com todo cuidado - apertando com as costas da colher, não precisa apertar muito, é com delicadeza, viu? - na forma de buraco no meio, ou outra qualquer, como no 1º passo. Deixe esfriar e vire a forma, em um prato, para retirar da forma. Depois de desenformado decore mais com ovos cozidos, que coloco no final para não quebrar, quem preferir coloque também lindos camarões. Fica muito bonito e delicioso.
Faça com sardinha ou atum.
OBS: Este é um prato único.




Fiquem com um ótimo final de semana!

Bjs cristalinos

5 comentários:

  1. Saudações Cristal! Ahhh cuzcuz.. eu adoro!! Quanto a foto... o meu celular tb tem uma camera lastimável! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, que delicia, adoro cuscuz, é bom mesmo!!
    Obrigada pela receita viu...
    Beijão e boa semana pra você...
    Cris...

    ResponderExcluir
  3. DEve ter ficado divino. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. felicidades por la receta y por el blog, esta genial, asi que con tu permiso me quedo mirando cosas ricas por aqui, saludossss

    ResponderExcluir
  5. premios AMADO BLOG
    Con gran placer comunicamos que este hermoso BLOG ha sido merecida y honoríficamente galardonado con un PREMIO AMADO BLOG y de que puede pasar a recoger el correspondiente DIPLOMA, cuando lo desee, a nuestra casa, que es la suya y tiene esta dirección:
    http://amado-amadoblog.blogspot.com.es/

    FELIZ AÑO NUEVO

    ResponderExcluir

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.