quarta-feira, abril 11, 2012

SEMENTES DE CHIA

Meus cristais!!! Advinhem a nova febre, em matéria de saúde? Que por sinal agora sou adepta, depois de usar o ÓLEO DE CÔCO EXTRAVIRGEM. A maravilha é uma sementinha, chamada CHIA, que depois do sucesso nos Estados Unidos, agora chegou no Brasil. seu nome botânico é:  salvia hispanica L., na língua maia, significa força. As sementes ovais e pequenas tem cor preta, marrom escura, branca ou cinza. Originária do México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia, hoje ganha espaço e pode ser encontrada em todo o mundo, onde a sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos Índios indígenas do sudoeste da América. 

A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de atuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça, por isso que,  com propriedades nutritivas são especiais para as aves.

Estas são as sementes de chia e acima na tigela, ela já hidratada, fica tipo uma gelatina.

Pois é, depois da febre da linhaça, ração humana, óleo de côco extravirgem, chegou a sua vez. A semente de Chia, é um dos alimento mais nutritivo que existe, não possui glúten e tem grande quantidade de fibras, mais de 40% na sua composição, 35% de fibras em média são de fibras insolúveis,  são aquelas de aumentam o volume quanto a frequência das fezes e alivia quem tem prisão de ventre, aumenta também a imunidade e favorece a flora bacteriana,  fazendo com que a pessoa absorva menos glicose, isso favorece a perda de peso, também possui uma quantidade de fibras solúveis, que são aquelas que entram em contato com o líquido do estomago e intestino e formam tipo uma massa gelatinosa, que retarda o esvazeamento gástrico, com isso a pessoa fica saciada mais tempo. A chia é também riquíssima em ômega 3, que tem ação antinflamatória, ajuda a evitar agregação plaquetária, que formam tromboso, piorando as situações cardiovasculares, ajuda muito a prevenir os triglicérides no sangue,  evita aumento da glicose, reduz peso e dá uma saúde cerebral sensacional, ajudando a aliviar hiperatividade e transtorno do déficit de atenção. 2 colheres de sopa por dia são suficientes para reduzir os níveis de triglicéres, essa proporção possui em média 3 gramas e meia de ômega 3. Sendo suas sementes, ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio e magnésio, são fontes de fibras e de proteínas.

 Então como vocês viram, que ela é extremamente rica em antioxidante, fibras, ômega 3 , vitaminas e minerais e ainda por cima é uma proteína vegetal completa, vocês sabem muito bem que: todas essas substâncias ajudam nosso organismo a funcionar bem e evita várias doenças crônicas, como o diabete tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão arterial e até ajuda a emagrecer, só que para você receber todos esses benefícios a sua dieta tem que esta equilibrada. Ela colabora também na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.  

A chia, faz parte da família das sementes mucilaginosas, assim como o psílio a da linhaça. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso (graças ao grande teor em fibras) Estas mucilagens são benéficas para os intestinos, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

Ela tem efeito superior ao da linhaça no papel de combater a fome, desintoxicar o organismo e eliminar gordura. Mas,  sabemos que, não vai ser somente ingerindo a chia e outros alimentos da moda, que vamos emagrecer, que  a única maneira de manter a saúde e o peso, é termos uma alimentação equilibrada, não vai adiantar nada se  continuarmos com os mesmos maus hábitos alimentares e falta de exercício, certo?

A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.

PORQUE AJUDA A PERDER PESO?

Ajuda a perder peso porque... Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, a chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

  1.  Causa saciedade: "suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores". 
  2.  Combate inflamação: "a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite". 
  3. Desintoxica: "a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes".

Concluindo!!! Na verdade, a chia emagrece porque o gel que ela forma no estômago dá uma sensação de saciedade e isso diminui a fome. Além disso, a chia tem ômega 3 e combate os processos inflamatórios. Como a gordura é uma inflamação nas células, isso é evitado. Outro ponto que ajuda no emagrecimento é a capacidade que o grão tem de desintoxicar o organismo.

 Por ter um sabor neutro você consome chia de várias formas: salpicadas em saladas, com frutas, com sucos, iogurte, vitaminas ou em preparo de biscoitos, tortas e bolos, lembrando que: Ela também pode substituir ovos em bolos e pães, exatamente como a linhaça.

Você encontra CHIA, das seguintes formas: em  semente (grãos), farinha ou em óleo, vendidas em casa de produtos naturais. 

*Lembrando que: se você ingerir CHIA, em excesso, vai ganhar peso, ok? Consuma diariamente somente o indicado na matéria.

 Como ingerir CHIA
30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar), 2 colheres de sopa da semente, por dia são suficientes, uma em cada refeição. Ou você pode colocar uma colher de sopa de semente de chia em 100 ml. de água, deixe por uns 10 minutos, mexendo sempre e vá tomando as colheradas durante o dia. Você também pode preparar uma quantidade maior e deixar na geladeira. O gel de chia se conserva alguns dias, sem perder seus nutritentes. Em seguida esse gel pode ser consumido de várias maneiras, em vitaminas, sucos, sopas ou comida, etc. O legal é que ele é totalmente neutro, sem cor, sabor ou cheiro.
COMO CONSERVAR A SEMENTE DE CHIA?
Segundo, a nutricionista Mônica Dalmácio. “A chia, como a linhaça, por ser uma boa fonte de ômega 3. O ideal é que você coloque as sementes no vidro hermético, bem fechado, com pouco ar e coloque na geladeira ou, pelo menos, um lugar fresco longe da luz solar”, indicou ela.

Não esquecendo que esse  poderoso grão possui...

  *2 vezes mais potássio do que a banana;
  *3 vezes mais ferro do que o espinafre;
  *6 vezes mais cálcio do que o leite integral; 
  * 8 vezes mais ômega 3 do que o salmão;
  * 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água;
  *15 vezes mais magnésio do que o brócolis;
  * 3 vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry);
  * 6 vezes mais cálcio que leite; 
  * 8 vezes mais ômegra 3 que salmão.



ASSIM SE USAVAM NO MÉXICO:


"Chia fresca" ou Iskiate

Bebida popular no México, a "Chia fresca" ou também chamada Iskiate é feita apartir de sementes de Chia( Salvia hispanica). Receita: um copo de água, duas colheres de sementes de chia. Deixar 15 minutos de molho, acrecentar suco de limão, adoçar com mel, adoçante ou outro de sua preferencia.


Outra novidade para quem deseja perder os quilinhos indesejados é o óleo de coco. “Virou febre nos Estados Unidos por causa do seu efeito na queima de gorduras.  Postei isso AQUI. Usei e gostei, perdi bastante peso, juntamente com dieta alimentar e malhação. Parei um pouco agora, para experimentar a CHIA.

PREÇOS EM ILHÉUS INTERIOR DA BAHIA BRAZIL.
Chia: R$ 4,35 (50 gramas)
Óleo de côco extra virgem R$ 31,00 (120 ml.)
(Supermercados Meira)


Fontes:




ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTE POST QUE PREPAREI PARA VOCÊS E QUE SEJA UMA NOVIDADE, ASSIM COMO FOI PARA MIM.

Tenham uma maravilhosa quinta feira!


Bjs cristalinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.