quarta-feira, julho 18, 2012

BETERRABA SE COZINHA COM AÇÚCAR, SABEM PORQUE?

Meus cristais!!! Vocês já sabem que quando em vez, eu gosto de dá algumas diquinhas e essa é maravilhosa. Aposto que algumas de vocês, quando cozinha a beterraba, enche a panela de água, que por ela ser um tubérculo, agente pensa que leva horas para cozinhar. Aqui vai uma grande dica, para sua beterraba cozinhar rápido, não perder os nutrientes e ficar saborosa.
Me acompanhem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Coloque as beterrabas, de preferência de tamanhos iguais, que não foi o meu caso., em uma panela de pressão, com 2 dedos de água. Pois, a beterraba solta muita água, ai estou mostrando o nível, é pouquíssima mesmo, não sei se vocês sabem, mas, a beterraba solta muita água durante o cozimento. Sabendo que o ideal são todas do mesmo tamanho, porque senão as menores cozinharão mais.
Feito isso, coloque (1) uma colher de sopa rasa de açúcar, isto mesmo de açúcar, sabem porque? Por que se colocar o sal ela ficará com gosto de terra, e o açúcar deixará com seu sabor original, mais saboroso e conserva a cor.
Depois de tudo colocado, beterraba, água e açúcar, tampe a panela de pressão...
espere 20 minutos, mesmo antes de começar a chiar... vez em quando vocês dá uma balançada na panela , para observar se ainda tem água, porque tem panelas que são diferentes, eu acho... cada uma de nós conhecemos nossa panela, rsrsrs, CONCORDAM COMIGO?
Tem que ficar sequinha assim, viram como a água foi suficiente para cozinhá-las?
Olhem que ficou um caldinho doce, tipo um meladinho.
Vejam a cor, que beleza!
Ela fica sequinha e não mucha, fica bonita e macia.
O restante do líquido tem que ficar assim.
Depois é só picá-las, juntamente com coentro...
alho picadinho, temperar a seu gosto, e só delícia e SAÚDE.
Ah! Se você quiser cozinhar já para a semana toda, cozinhe em quantidade, deixe esfriar e enrole separadamente em filme plástico e conserve na geladeira a semana toda, que ela fica perfeita, como se estivesse cozinhado naquela hora. Essa dica de guardar é para que tem uma vida corrida.


E ENTÃO? GOSTARAM?

Tenha uma linda quarta feira!

Bjs cristalinos

38 comentários:

  1. Olá Cristal,
    Esta dica do açúcar é muito interessante.
    Eu pessoalmente não sou lá muito amiga de beterraba, se puder fugir dela, eu fujo!
    Mas minha mãe sempre cozinha aqui em casa, algumas vezes coloca no feijão na hora de cozinhá-lo.
    Eu gostei da ideia de cozinhá-la com pouca água e de como ela fica, durinha e não murcha.
    ÓTIMAS DICAS!!
    Obrigada e fique com Deus!
    Patrícia Schmidt
    www.meupratofavorito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Beterraba cozida é uma das poucas verduras que como. Vou levar a sua dica comigo
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Amei!!!!! Vou fazer sempre assim. Obrigada e beijos, amiga.
    Iêda

    ResponderExcluir
  4. Oi minha amiga sumida!!
    Adorei a dica.
    Gosto muito de beterraba.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Cristal. Eu cozinho junto com o feijão. Não conhecia essa dica.. Beijos

    ResponderExcluir
  6. OI, amiga sumidinha....saudades docê, viu?
    Gostei dessa dica, Cristal ....não consigo nunca cozinhas a beterraba e fica assim com essa cor linda ! VOu fazer agora desse jeito, tomara que dê certo!
    beijos
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tô morando sozinho, não sei fazer nada. Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Valeu! Gosto da energia cristaliana que voce passa no seu texto

    ResponderExcluir
  9. Gostei! Grata por compartilhar! Eu amo beterraba! E costumo guardá-la(sem descascar) na geladeira na própria água que foi cozida. Aprendi com a minha vó.
    Abraço de Luz!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelas dicas. Um abraço !!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. obrigada pela dica. Colocando pouca aqua e bom pois assim ela retem os sais minerais. um abraco e fique com Deus

    ResponderExcluir
  13. Adore essa dica..Mas não tem perigo da panela esplodir???

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante essa dica!!! eu coloco muita aguaaaaakkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Gostei muuito da dica pois pensava em cozinhar pelo tempo demorado com sua dica é super rapidinho e fika melhor ainda.!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muuito da dica pois pensava em cozinhar pelo tempo demorado com sua dica é super rapidinho e fika melhor ainda.!

    ResponderExcluir
  17. Olá! adorei a dica. Estou fazendo agora. A dúvida é: enrolo no papel filme já descascada? Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a dica, procurei alguma dica porque adoro beterraba e sempre que faço fica clara e eu colocava um pouquinho de sal.
    Mas agora com essa dica de pouca água e açúcar vai dar certo, obrigada !
    Maria Elisa

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá! adorei a dica. Estou fazendo agora.

    ResponderExcluir
  21. Otima dica, pq se colocar sal na hora q esta cozinhando realmente nao fica boa, entao eu estava optando cozinhar sem sal, e depois temperava, mas nao ficava gostosa, agora vou esperimentar cozinhar assim com sua dica....:)

    ResponderExcluir
  22. Não tenho o que dizer além de #sensacional.

    ResponderExcluir
  23. vou fazer e ver como fica.obrigado pela dica...

    ResponderExcluir
  24. toda vez que vc comprar beterra guarde elas na geladeira dentro de sacos de embalagens dados un nó bem apertado a ponto de não entrar ar, assim elas começam a brotar e fica como se tivessem nascendo,pode ficar semanas,até meses e não apodrecem.

    ResponderExcluir
  25. Otima dica! Acabei de fazer e deu certo: cozinhou super rápido sem perder a cor e o sabor.Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  26. No caso de pessoas com diabétes, não pode colocar açúcar...qual a sua sugestão?

    ResponderExcluir
  27. menina... até que enfim aprendi a fazer beterrabas, obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Ainda não experimentei. Como beterraba cozida por penitência, pois seu sabor é para lá de ruim (não pensem que sou masoquista). Se, com açúcar, ela melhorar o sabor, meus agradecimentos antecipados. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  29. Uau!!! Nunca gostei de fazer beterraba, vi aqui e sai correndo pra testar, nos 20 minutos não cozinhou, mas... quando água da panela ficou do jeito dessa aí ela tava comidinha 😍, gente amei...

    ResponderExcluir
  30. A gente= nós
    Agente= agente de viagens, cia, agente penitenciário ok
    Mas as dicas são boas!

    ResponderExcluir

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.