domingo, julho 22, 2012

ESSÊNCIA DE FUMAÇA, VOCÊ SABE O QUE É?

Meus cristais!!! Há tempo que queria postar sobre este assunto, quando fiquei sabendo nem acreditei, pode??? ESSÊNCIA DE FUMAÇA e existe até líquida -  para uso culinário. Ela foi  criada nos Estados Unidos na década de 70, sendo o extrato da madeira mas, não é qualquer madeira não, somente  a HICKORY (aquelas que se fabricam violões), elas são queimadas. Pasmem mesmo! sabe como eles conseguem produzir esse aroma artificial? Fazem uma fogueira, em um forno e canalizam a fumaça sob pressão, para dentro de uma vasilha com água. Com esse procedimento, o gás da madeira queimada se dissolve no líquido (que é a água), daí se obtém o extrato da madeira, que é a essência artificial da fumaça, para ser usada em receitas maravilhosas. É essa essência (do gostinho misterioso), que contém no molho de barbecue, que acompanham os Chicken-nuggets, que vocês comem nos fest foods famosos. Ok?
Vocês sabem muito bem, que produtos defumados são iguarias muito caras, não é verdade? E que essa essência pode ser difícil para alguma de vocês encontrarem, como é para mim, aqui na minha região, quer dizer nunca procurei. Mas,  sempre uso uma essência caseira, quando vou fazer o meu Molho de Barbecue ficando com aquele gostinho de defumado, tudo que vocês forem fazer e quiserem um toque de defumado, usem este truquezinho, que não deixa de ser uma verdadeira essência de fumaça  Para quem não conhecem, sei que vão gostar muito dessa novidade. Confiram!!!!!!!

OBS: Por ter um gosto doce e ácido, o molho de barbecue, vai bem em assados, fritos e grelhados. A receita do meu molho de barbecue , esta AQUI, e sem conservantes, essa que é a vantagem.

Vamos lá a receitinha da essência? Fiz o passo a passo ANIMADO para vocês. 

AGORA QUERO UMA OPINIÃO DE VOCÊS,  ESSE PAP ANIMADO FICOU MELHOR OU VOCÊS PREFEREM IMAGEM POR IMAGEM, COMO NA POSTAGEM ABAIXO?

ESPERO QUE VOCÊ TENHAM GOSTADO DA DICA!

Tenham um maravilhoso domingo!

Bjs cristalinos


Fontes:

http://www.receitademolho.com.br/barbecue

4 comentários:

  1. Saudações Cristal! Amei a dica e vou repassar para minha irmã Chef! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari :)
    Vivendo e aprendendo...
    Adorei saber sobre 'ESSÊNCIA DE FUMAÇA'.
    (Ah,eu gostei mais do pap animado).
    Ficou ótimo e diferente.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Cristal, amei a dica. bjs

    ResponderExcluir
  4. Encontrei o aroma de fumaça líquida e em pó aqui:

    https://www.adicel.com.br/produto.php?PROCURAR=fumaca

    Tem varios tipos.

    ResponderExcluir

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.