segunda-feira, abril 11, 2011

MOQUECA DE PEIXE MARINHO

Meus cristais! Essa é uma moqueca deliciosa, todos adoram.


Cavala, Dourado ou Pescada

Ingredientes
2 Kg de peixe
3 tomates maduros
1 pimentão grande
2 cebola grande
½ môlho de coentro
Cebolinha verde
1 côco seco ralado
Sal a gosto
Limão
Pimenta de cheiro


Modo de fazer
De preferência de véspera

Limpe o peixe e lave com limão
Deixe escorrer
Prepare dois limões, duas cebola ralada, coentro picado e sal. Envolva o peixe e deixe lacrado no congelador durante a noite.

No outro dia tire do congelador e comece a preparar o outro tempero
Ponha o côco ralado numa tigela de louça ou porcelana. Ferva meio litro de água a 100 graus e misture no côco ralado, deixe esfriar e passe no liquidificador para tirar mais leite, passe numa peneira e num pano de prato limpo e esprema até ficar somente o bagaço do côco. Divida a quantidade em partes iguais do leite de côco. Uma parte passe no liquidificar com 1 cebola e meia, 1 tomate e meio, meio pimentão, cebolinha e coentro. Ponha essa parte (cremosa) na panela tipo frigideira e coloque as postas do peixe e envolva o caldo por cima do peixe.
Corte em rodelas o tomate, o pimentão, a cebola, a cebolinha e o coentro que sobraram e espalhe por cima do peixe. Ponha o leite de côco – a outra parte – e ponha azeite de dendê, ponha uma pimenta de cheiro e cozinhe dez minutos em fogo médio com a frigideira tampada e daí abaixe o fogo e deixe a tampa semi-aberta por mais uns quinze minutos.

Para acompanhar

Observe que vai sobrar bastante caldo no peixe o que deve ser aproveitado para fazer pirão.
Deve ser servido com arroz não parboilizado, cozido apenas com cebola e sal.

Molho de pimenta:
3 pimentas malaguetas, uma pimenta de cheiro doce, uma pimenta de cheiro que arde, limão, sal, azeite de oliva e coentro e cebola picados.
Bjs cristalinos

14 comentários:

  1. Parabéns por ter um marido que manda bala na cozinha de vez em quando...aff! que inveja branca!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai Ai Mari, adoro moqueca, vc não quer emprestar o marido não? kkkkkk
    Pelo amor to brincando hem, tenho o meu mas é um zero a esquerda na cozinha kkkk
    Adorei a receita, dê meus parabéns a ele e parabéns a vc por nos presentear com essa receita deliciosa...bjos amiga...boa semana

    ResponderExcluir
  3. Oie!!
    Obrigada pela visita!
    Eu também estou sempre por aqui,apreciando tudo de ótimo que vc posta!
    Um bj e tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  4. Adoooooro moqueca de peixe, delícia, vou testar essa receita, bj

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita.
    Hoje fiz peixe também, apesar de curtir mesmo é uma carne vermelha...rsrsrs
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  6. OI, amiga !

    Me deu água na boca, amiga !!!! Que delícia de prato!!

    Querida, muito obrigada pelo lindo selinho, viu? Logo vou postar !

    Um beijão pra vc e uma linda semana cheia de bênçãos !
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, passei para lhe desejar uma boa semana.
    Fiquei com água na boca, com essa receita, parabéns!
    Venho também, convida-la a conferir o novo vídeo da menina limão que postarei essa semana,
    obrigada.
    Fica com Deus,
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Passei para agradecer sua visita tão simpática!!!
    Obrigada Pelo carinho!!
    Essa moqueca parece ótima!!
    Bjs e tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  9. aqui em casa tb, peixe é com o bonitão, faz bem pra caramba. bom dia afilhada.

    ResponderExcluir
  10. Hum...que delícia! Amo moqueca - mas nunca fiz - quem sabe me animo agora! :)

    ResponderExcluir
  11. Amada, sou louca por moqueca....meu marido também manda mega bem na cozinha...ainda bem que nos tempos de hoje eles fazem nossos rangos...
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Humm parece bem bom!!!!
    Obrigada pelo selinhu!!! vou colocar lá no bloguito!!!
    Boa semana
    Fique com Deus!!
    Daniela

    ResponderExcluir
  13. Minha fofoletaaa!
    Mil desculpas!
    Geralmente eu sigo e comento no blog de todas as minhas seguidoras... Mas às vezes dá uns pererecos no blogger, né? Já viu...

    Bom, agora tô seguindo e serei mais uma visitadora!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.