terça-feira, janeiro 13, 2015

MANTEIGA GHEE, A MINHA EU FAÇO

Meus cristais! Como vocês sabem, hoje em dia com os transgênicos tomando conta dos nossos alimentos,  temos que recorrer para os  alimentos orgânicos e procurar comer o que for mais saudável. Com isso tratei de fazer o meu próprio ghee, hoje uso no cotidiano da minha cozinha, pois, temos que nos preocupar com uma alimentação correta, porque você é o que você come. Então, como sempre estou fazendo, desta vez fiz um pap para vocês.
Antes vamos falar um pouco sobre esta maravilha.

 Ghee é uma fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. É a melhor gordura para o organismo. Na cultura e medicina indiana, Ele com suas propriedades é recomendado na fitoterapia para problemas como;  o fígado, inflamação gastro-intestinal, ajuda a equilibrar o humor, é ótimo para a inteligência, epilepsia, fonte de vitamina A, asma, problemas crônicos nos pulmões, incrementa a fertilidade, bom para os tecidos, voz e garganta, para o crescimento dos nossos pimpolhos.,herpes, queimadura, complicações nos olhos e ouvidos, suas ervas poder ser maceradas e colocadas em ghee podendo ser tomadas em colheradas , serve para massagens. Também  na cozinha e na cosmética, pois tem propriedades bastante rejuvenescedora. 
Créditos de imagem
O ghee tem uma proposta terapêutica!
Ghee é um óleo clarificado e purificado da manteiga, onde você remove totalmente toda água, toxinas e elementos sólidos existentes na gordura do leite, como também da lactose. Ele é preparado através de métodos de aquecimento e coação, enquanto o mantém em fogo baixíssimo, toda água vai sendo evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite vai sendo removido, aos poucos com muito cuidado e paciência, com auxílio de uma peneira de metal ou escumadeira, através da espuma que se forma.  O ghee, atua como condutor de nutrientes dos alimentos.
Você pode usar o ghee, quantas vezes quiser na fritura, sem precisar descartá-lo, porque ele não satura, e, se não satura não aumenta o colesterol, basta a cada fritura filtrá-lo.
Hoje adotada mais no inglês como Ghee.  Na grafia original indiana Ghi

                                                          Vamos ao pap?


Coloquei 1 ¹/² k. de manteiga na panela em fogo  baixíssimo, pode ser feito também em banho maria e sem tampar, deixei até começar a evaporar a água contida nela e  ir  a liberando uma espuma que fui retirando com uma colher, mais você pode usar uma escumadeira....
espuma retirada, ai é onde contém os resíduos solidas, o sal, a lactose, as toxinas, enfim todas as impurezas contidas na manteiga...
quanto mais retirei, mais espuma surgia...
retirando e surgindo mais espumas e... vejam come surgem espumas rápido, não esqueçam que o fogo tem que ser o mais lento possível.
espuma retirada, ai é onde contém os resíduos solidas, o sal, a lactose, as toxinas, enfim todas as impurezas contidas na manteiga... Preparemmuit a paciência mesmo, façam como eu, peguem alguém em casa para retirar com você e vão botando o papo em dia, rsrsrs.
depois que cessa uma pouco a espuma vem mais resíduos sólidos (sebo)... só que exige bastante paciência como eu falei até retirar todas as impurezas e o líquido ficar límpido, super transparente, vendo o fundo da panela. Com isso foram 2 horas de paciência...
Essa espuma que foi liberada eu experimentei, ela fica super super salgada, pois retira todo o sal...
o líquido experimentei também tem gosto suave, leve e sem sal algum.
Depois você filtra em coador de papel... ele fica transparente que vejo o fundo do recipiente... Coloquei em vasilha plástica, mais esta fria, porque se estivesse quente liberaria dioxina, substância química que causa câncer. Isto você ler AQUImuito importante!
Esse rendeu 1k. e 250gr. porque os outros 250grs. foram evaporados que era a água e a espuma retirada, que era as impurezas sólidas. Depois de pronto você ainda pode saborizar com ervas ou condimentos e dar aroma ao seu ghee. Use em torradas ou em preparo em geral na cozinha como ; frituras, cozimentos, refogados.


 Espero que vocês tenham gostado deste post. sejam expertas e troquem a manteiga pelo ghee!

Bjs cristalinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.