domingo, março 04, 2012

VEJAM OS BENEFÍCIOS DO AÇAFRÃO

 O açafrão é um dos temperos mais caros do mundo, de sabor aromático e picante, ele é usado para dar cor e sabor  à aves, carnes, legumes, risotos, etc. Por isso, Seus maiores clientes são as empresas que atuam no setor de temperos. Sendo, tão forte que bastam uns pozinhos ou dois ou três filamentos, dissolvidos em água, para aromatizar e colorir um prato. Tem um sabor difícil de definir: ligeiramente acre, quente, como muitas especiarias orientais, e fresco, como se proviesse do mar.



são dedicados aos cuidados da pele, e para o controle da diabetes, sendo que também previne doenças como o alzheimer. Regula a pigmitação da pele, trata a acne, eczema e a psoríase. Comer açafrão com frequência ajuda a diminuir manchas escuras na face, causadas pelo sol, e deixe o tom de pele com sua cor natural.
*Vejam que maravilha! Para fazer uma máscara facial para acelerar o processo de clareamento da face, misture meia colher de sopa de açafrão, uma colher de sopa de suco de limão, ou com uma colher de sopa de suco de pepino. Mescle bem os ingredientes e passe no rosto. Deixe agir 20 minutos e retire com água fria. O uso regular desta máscara proporciona uma pele clara, hidratada, com aspecto brilhante.
*Que beleza natural, gente! Para eliminar as marcas deixadas pela acne, há uma cura bem simples. Misture uma pitada de açafrão em um colher de sopa de pó de sândalo, acrescente água o suficiente para obter uma pasta lisa, passe no rosto e deixe cerca de meia hora. Repita 2 vezes na semana, ou três, dependendo da gravidade.
*Isso é que é OURO. Para exfoliar e tonificar o corpo, separe 2 colheres de sopa (ou mais, dependendo do seu tamanho) de farinha de grão de bico, que pode ser obtida a partir da trituração dos grãos secos, e adicione meia colher de chá de açafrão. Produza uma pasta acrescentando leite se tiver a pele normal, e água de rosas se tiver pele oleosa. Passe por todo o corpo em movimentos suaves e circulares, deixe agir por 10 minutos, e em seguida tome banho normalmente.
* Que segredo maravilhoso! Para remover estrias, pegue uma colher de sopa de iorgute natural e adicione 2 pitadas de açafrão. Esfregue sobre as marcas todos os dias. Deixe agir por 10 minutos e enxague.
* Até isso é um espetáculo! Para curar cortes, feridas, psoríase ou eczema, aplique o açafrão puro sobre a área a ser tratada. Repita 2 vezes por dia.
* Muita gente vai gostar dessa! Para eliminar cravos, esfregue o pó de açafrão diretamente sobre ele, durante 5 minutos, todos os dias, até que seja eliminado.
Isso é demais! O açafrão também previne leucemia, impede que o câncer de mama se espalhe, reduz inchaço e inflamações, inclusive nas articulações, fortalece o sistema digestivo, auxília a circulação sanguínea, regula o nível de açúcar no sangue, e aumenta a imunidade do organismo. Para todas essas condições, basta ingerir meia colher de chá misturada na água, todos os dias.
 
AGORA VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE ESSE OURO?
Sendo seu nome científico Crocus sativus L, da família Iridaceae, sua partes usadas são as estigmas da flor.
Suas características são de: Planta herbácea, bulbosa. Folhas compridas, arroxeadas. Flor amarela ou vermelha. Os estigmas dessecados fornecem o “açafrão” conhecido no comércio, e que é uma matéria amarela usada como corante e condimento.
Pode ser encontrado em ramas, vindo da Cachemira ou da Espanha,de cor avermelhadas ou na versão mais barata, em pó , de cor amarelada e sabor mais suave.

Na culinária ele é utilizado para dar uma coloração amarelada ao arroz e em sopas e massas e na indústria alimentícia como condimento, corante natural e aromatizante. Usada principalmente na elaboração de risotos, paella, sopa de peixe e bacalhau à espanhola.

O açafrão verdadeiro (Crocus sativus), é uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Ele ainda tem mais uso medicinal, seus estigmas teem propriedades emenagogas, antiespasmódicas, eupépticas, sedativas. São empregados nos casos de asma, coqueluche, histeria, bem como contra os cálculos dos rins, do fígado e da bexiga. Oito a dez estigmas, em infusão, são suficientes para um chá. Para combater as hemorróidas, aplicam-se cataplasmas quentes, preparados com o infuso desta planta (três gramas para uma xícara de água). Consumo desaconselhável para mulheres grávidas.

Para ser cultivados Preferem solos argilo-arenosos e férteis, porém propaga-se em diversos tipos de solo. Necessita de meia-sombra ou iluminação plena. O plantio pode ser feito por sementes (importadas) em sementeiras devem ser transplantadas quando tiverem em torno de 10 a 15 cm de altura. Pode-se também propaga-la por meio de estacas ou divisão de touceiras (na primavera ou outono). A colheita é feita após 2 anos, na floração.
Em sua propriedade ele é digestivo, aperitivo, carminativo, antiespasmódico e emenagogo.
Seus princípio ativo são: Princípios amargos (crocina e picrocina) e 1 óleo essencial.
Sendo indicado para combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia.

Toxicologia- Em doses altas é tóxico, abortivo e produz graves transtornos nervosos e renais.

Deixo aqui um exemplo do preço do Açafrão verdadeiro.


Açafrão Espanhol Estigma CARMENCITA 1 Grama  (cod. 8413700140358)
Açafrão estigma de flores Espanhol com 1 grama
Carmencita


Gostaram da postagem? Pois é, estas dicas também, valem ouro, vocês concordam?

Tenha uma semana energizada!

Bjs cristalinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus CRISTAIZINHOS, obrigada pela visita, voltem sempre.
Deixem aqui seus recadinhos.
Bjs CRISTALINOS.